segunda-feira, 18 de junho de 2007

Área de Concentração

CIDADE E IMPACTOS NO TERRITÓRIO
O Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, por meio das discussões teóricas e metodológicas pertinentes à sua área de concentração, Cidade e impactos no território, orienta-se à abordagem da cidade, recortada por duas linhas de pesquisa, Intervenção urbana e arquitetura da cidade: teoria e projeto e Processos urbanos e gestão da cidade: teoria e história.
Nesse contexto, o enfoque pretendido abrange questões inerentes à intervenção em cidades de estruturação urbana determinada por atividades portuárias, a condicionantes histórico-geográfico de configuração da paisagem e às recentes estratégias de gestão urbana garantindo, assim, a especificidade desse programa. Destaque-se que as duas primeiras questões são recorrentes em grande parte das cidades brasileiras, seja por suas proximidades a corpos d´água, seja pela dominância da natureza na formação dos núcleos urbanos no território nacional. Essas propriedades - paisagem e portos -, constituintes da formação da cidade no Brasil, estão presentes no imaginário coletivo por seu significado e valor na consolidação de identidades locais e nacionais. De outro lado a terceira questão remete a políticas de articulação dos atores envolvidos na construção da cidade, as quais, frente à diversidade de formação cultural do povo brasileiro, apontam para a observância de parâmetros sociais e antropológicos, reforçando, portanto, a pertinência de sua abordagem.
Nesse sentido, a área de concentração aqui proposta afina-se com o entendimento de que a cidade brasileira tem em seu território original importante elemento do imaginário coletivo, formador de sua dimensão cultural. Assim, o objetivo de habilitar pesquisadores, docentes e profissionais que tenham a cidade como objeto de interesse, evidencia-se, tanto por sua conexão direta com as duas linhas de pesquisa como por abarcar temáticas derivadas da interferência na configuração paisagística precedente, por ações sobre o sítio físico e o sítio histórico. O interesse teórico e metodológico presente nas duas linhas de pesquisa é expressão do conjunto de experiências do corpo docente que integra essa proposta. Esse interesse, conduzido por reflexões individuais ou integradas, se articulam na investigação da urbanização e seus impactos no ambiente urbano.Atualmente, essas reflexões encontram-se recortadas pela abordagem histórica, teórica e projetual da execução de aterros, da instalação de áreas portuárias, da mobilidade urbana, da verticalização de construções, da conservação da cidade, da evolução das técnicas construtivas, da configuração territorial e social, da revitalização ambiental, citando apenas algumas. Neste conjunto, encontram-se investigações acerca de processos de estruturação da cidade tais como as novas configurações territoriais decorrentes das cadeias produtivas atuais, o papel operativo dos vazios urbanos, a logística e infra-estrutura e a urbanização frente as recentes dinâmicas econômicas, o valor do monumento nas intervenções urbanas de fim de século, as transformações da paisagem e implicações na memória urbana, instrumentos de legislação urbanística e gestão da cidade, tecnologias construtivas e ocupação sustentável do ambiente natural.