skip to main |
skip to sidebar
Estrutura Curricular
Total de créditos para Disciplinas: 24
Tese/Dissertação: 06
Periodicidade de Seleção: Anual
Vagas por Seleção: 10
O Mestrado em Arquitetura e Urbanismo compreende disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas e a elaboração e defesa pública de uma Dissertação de Mestrado, integralizando um mínimo de 30 (trinta) créditos. A Dissertação de Mestrado valerá 06 (seis) créditos. Do total de 24 (vinte e quatro) créditos referentes às disciplinas, 08 (oito) créditos correspondem às disciplinas obrigatórias, e 16 (dezesseis) créditos às disciplinas eletivas, sendo que destes últimos, um máximo de cinquenta por cento dos créditos pode ser obtido com o aproveitamento de créditos de disciplinas de outro programa de pós-graduação conforme o disposto no regimento do Mestrado, e 04 (quatro) créditos em estágio em docência ou estágio em pesquisa. Além do total de 30 (trinta) créditos, estão previstas atividades obrigatórias sem creditação, correspondentes à Pesquisa Orientada 1 e 2 no período em que o discente estiver desenvolvendo sua Dissertação de Mestrado.
Em termos de sua concepção pedagógica, o curso é organizado por um conjunto de disciplinas que pressupõe 03 (três) formatos de atuação por parte do corpo docente. Um conjunto de disciplinas é concebido para ser conduzido individualmente por parte do docente responsável e neste, está incluída a disciplina Teoria e História da Arquitetura e da Cidade (obrigatória). O outro grupo, compreendendo as disciplinas seminário de pesquisa (obrigatória) e estágio em docência e em pesquisa, é caracterizado pela possibilidade de qualquer dos docentes do programa, individualmente, se encarregar de sua condução. O terceiro grupo pressupõe o compartilhamento das atividades por mais de um docente no qual se inserem as 02 (duas) disciplinas de Atelier.As disciplinas desse último grupo, pensadas na perspectiva do exercício individual ou coletivo de intervenção de requalificação urbana, se distinguem tanto pela possibilidade de encontro intra e inter disciplinar entre pesquisadores, docentes e discentes quanto por promoverem a almejada articulação entre política, conceituação e proposição. Como resultado dessa intenção a disciplina se organiza considerando a dominância de dois tipos de estruturas urbanas: as consolidadas impregnadas de significados e valores sócio-espaço-temporais e as de expansão, desprovidas de ambiência e vivência qualificadas.